por Da Redação

A organização local do 2º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná abriu inscrições para apresentação de trabalhos. O evento acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no UNICENP, em Curitiba. As inscrições podem ser realizadas para apresentação de trabalhos ou apenas para ouvintes, sem trabalhos. O evento tem o apoio do Sindijor-PR e do Sindicato dos Jornalistas de Londrina.

Segundo o coordenador local, Tomás Barreiros (foto), as inscrições podem ser realizadas para apresentação de trabalhos ou apenas para ouvintes (sem trabalhos). O valor da inscrição será de R$ 50,00 (para ambas categorias), exclusivamente pela internet, no endereço: www.unicenp.edu.br/extensao.

Envio de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 20 de outubro de 2006, diretamente ao e-mail do coordenador do Grupo de Trabalho, em formato de Resumo, com a seguinte formatação:

• Título da comunicação

• Nome e identificação (minicurrículo) do(s) apresentador(es), incluindo e-mail e telefone

• Qualidade do trabalho (pesquisa ou relato de experiência)

• Três a cinco palavras-chaves

• Texto de 15 a 20 linhas, redigido em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

Os autores cujos trabalhos forem aceitos receberão o termo de aceite até o dia 30 de outubro de 2006 e deverão encaminhar ao coordenador do GT, até o dia 10 de novembro de 2006, o trabalho completo, com a seguinte formatação:

• Título da comunicação

• Nome e identificação (minicurrículo) do(s) apresentador(es)

• Qualidade do trabalho (pesquisa ou relato de experiência)

• Três palavras-chaves

• Resumo de 8 a 12 linhas

• Texto de 8 a 15 páginas

• Fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

• Citações com mais de cinco linhas recuadas em corpo 10, espaço simples.

• Notas de rodapé devem ser usadas apenas para notas explicativas. Para referências bibliográficas, utilizar o sistema: (AUTOR, ano:página), como no exemplo: (FULANO, 2006:47)

• O texto deve apresentar uma breve introdução, a discussão conceitual da proposta, o relato de experiência ou descrição empírica, conclusões e referências bibliográficas (conforme normas da ABNT).

Grupos de Trabalho

GT01 – Atividades de Extensão

Profa. Maria Zaclis Veiga (UnicenP) – m.zaclis@gmail.com

Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de jornalismo junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos estudantes. Relatórios e sugestões de atividades realizadas e que possam ser compartilhadas entre os professores. Reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.

GT02 – Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Prof. Elson Faxina (UnicenP) – efaxina@uol.com.br

1. A ética geral e a possibilidade de uma ética jornalística. A ética jornalística e a relação com as teorias do jornalismo. Os códigos deontológicos: necessidade e modelos. A deontologia profissional comparada (análise comparada dos vários códigos deontológicos, entre o Brasil e outros países e entre o jornalismo e outras profissões). Os compromissos e responsabilidades morais do profissional frente às estruturas econômicas e políticas das empresas jornalísticas. O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos problemas éticos vividos nas redações.

2. História do ensino de teorias do jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação? O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil e no mundo.

GT03 – Pesquisa na Graduação

Prof. Rozinaldo Miani (UEL) – ramiani@uol.com.br

Objetiva reunir trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvida no âmbito da graduação, sejam de iniciação científica, do próprio professor de jornalismo ou em orientação.

GT04 – Produção Laboratorial: Eletrônicos

Profa. Ana Paula Machado Velho (Cesumar) – apmv@uol.com.br

Experiências e experimentações acadêmicas em suporte eletrônico, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, CD-ROM e, ainda, as amplas possibilidades nas mídias digitais (mídia sonora, multimídia, hipermídia, áudio digital, vídeo e foto digitais, além da combinação entre eles nos produtos para internet). Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área da produção acadêmica eletrônica. Estudos sobre a transformação na indústria da Comunicação e os efeitos sobre a sociedade com o advento da mídia eletrônica nos meios audiovisuais, fotografia, rádio, cinema e vídeo analisados em suas especificidades e no inter-relacionamento de seus campos.

GT05 – Produção Laboratorial: Impressos

Prof. Tomás Barreiros (UnicenP) – tomas@unicenp.edu.br

Experiências e experimentações acadêmicas em suporte impresso (jornal, revista, boletim, fotografia, livro etc.). Apresentação de produções “pilotos” inovadoras na área da produção acadêmica impressa. Relatos de experiências de ensino de Jornalismo relacionadas à produção de veículos laboratoriais impressos. Estudos sobre a comunicação impressa, suas transformação ante o crescimento da mídia eletrônica e as possibilidades da mídia impressa num mundo cada vez mais voltado para a comunicação eletrônica e digital.

GT06 – Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Prof. Sérgio Luiz Gadini (UEL) – sergiogadini@yahoo.com.br

Projetos pedagógicos dos cursos de jornalismo ou habilitações em jornalismo, na sua totalidade ou em partes, incluindo diretrizes para formação geral e específica, objetivos, propostas pedagógicas por áreas, instrumentais teóricos e práticos e grades curriculares. Metodologias de ensino para disciplinas, áreas, projetos e programas dos cursos de jornalismo ou habilitações em Jornalismo.

Mais informações: Prof. Tomás Barreiros (tomas@unicenp.edu.br) pelo telefone (41) 3317-3043.

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