A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo lamenta profundamente o falecimento do jornalista, professor e camarada Joaquim Sucena Lannes ocorrida ontem, 09, em Volta Redonda (RJ). Sua participação da fundação do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo ocorrida em Campinas em 1994 (foto) é apenas um dos vários exemplos do seu compromisso na defesa do ensino de jornalismo de qualidade. Foi diretor da FNPJ/Abej por várias gestões, contribuindo decisivamente para consolidar a entidade. Sua última participação na entidade foi como membro do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ).
A carreira docente de Joaquim registra atuação em várias instituições públicas e privadas brasileiras, entre elas Universidade Gama Filho e Universidade Barra Mansa, ambas no Rio de Janeiro e na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) em Campo Grande (MS) . Atualmente lecionava na Universidade Federal de Viçosa (MG).
Lannes era casado com a também jornalista Regiane Amaro. O sepultamento será hoje, 10, em Volta Redonda, às 17 no Cemitério Portal da Saudade.
A Direção da Abej lamenta o falecimento do amigo Joaquim Lannes, manifestando solidariedade aos amigos, colegas e familiares.
Joaquim Lannes, presente!!!