Por Eduardo Lago (estagiário Nujor)
(Supervisão: Valquíria Guimarães)
No Mês do Jornalista, entre os dias 23 e 25 de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e demais entidades representativas da categoria realizarão o 3º Ocupa Brasília, movimento em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que, se aprovada, deve restabelecer a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão no Brasil.
A exigência, estabelecida em 1969, foi derrubada pelo Superior Tribunal Federal (STF) em 2009, sob a justificativa de garantir o direito à informação e à liberdade de expressão. A decisão causou grande impacto na luta pela valorização da profissão.
Em decorrência do 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor), que será realizado no mesmo período do movimento (de 23 a 26 de abril), a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) será representada por sua diretora regional Centro-oeste, a professora Dione Moura (UNB).
Marluce Zacariotti, presidente da Abej, destaca que a união das entidades e a participação de estudantes, professores e profissionais é fundamental para pressionar os deputados a votarem a favor da exigência do diploma.
Assim, a Abej reforça seu apoio à essa iniciativa, que representará uma grande vitória no fortalecimento do mercado e do ensino do Jornalismo no país.