por Assessoria de Imprensa – 8° Fórum

O Professor Dr. José Marques de Melo apresentou ontem, durante a abertura do 8o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, a Rede Alfredo de Carvalho, definida por ele como uma espécie de mutirão intelectual instituído em 2001 com objetivo de chamar a atenção para os fatos que marcaram os 200 anos da imprensa brasileira.

A Rede Alfredo de Carvalho, idealizada por Marques de Melo para o Resgate da Memória e a Construção da História da Imprensa no Brasil, lidera um consórcio de instituições que desenvolvem estudos e pesquisas destinados a subsidiar o programa comemorativo dos 200 anos de implantação da imprensa no Brasil (2008).

José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. Nascido em Palmeira dos Índios / AL, ele começou a trabalhar como jornalista, em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas. Obteve os títulos de Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1964, atuando em vários veículos de comunicação em todo o Brasil.

No Fórum, ele destacou que 200 anos depois a imprensa brasileira continua excludente em relação a uma enorme camada da população brasileira. “Continua sendo um instrumento das elites, e nós temos que refletir sobre isso”, alertou o estudioso.

Deixe um comentário