por Da Redação
O 9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo terá uma sessão para debater o processo de avaliação dos Cursos de Jornalismo. A sessão é organizada pelo Diretor Regional Sudeste, Juliano Carvalho e vai apresentar relatório preliminar do trabalho da Comissão criada para estudar os instrumentos de avaliação dos cursos de Jornalismo no país. A comissão foi organizada no 1º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado em outubro de 2005, em Sorocaba (SP). Na área do jornalismo, a Comissão observou mudanças de grande porte no modo de exercício da atividade, sobretudo a partir da expansão da Internet e dos muitos mecanismos de digitalização da informação.
Diante desse quadro, conforme aponta o relatório, é indispensável que se opere uma revisão ampla dos instrumentos operacionais da avaliação dos cursos, particularmente do formulário eletrônico. A comunicação tem como objetivo apresentar contribuições para o debate e revisão destes instrumentos, a partir da identificação dos fatores que são determinantes para tais mudanças, assim como das suas principais debilidades.
A Comissão é composta pelos professores Ana Maria Cordenonsi (Unimep), Franklin Valverde (Universidade São Marcos), João José de Oliveira Negrão (Uniso), Juliano Carvalho (FNPJ) e Paulo Roberto Botão (Isca/Unimep).
Segundo o presidente do FNPJ, Gerson Luiz Martins, o formato do processo de avaliação atual, liderado pelo SINAES, não corresponde às necessidades de qualificação dos cursos e promoveu nos últimos anos a precarização dos Cursos de Jornalismo com a demissão de professores com doutorado, o esfacelamento das bibliotecas e a defasagem técnica dos laboratórios de comunicação. Martins destacou que esse será um dos principais momentos do 9º Encontro do FNPJ.