Diretora da ABEJ recebe prêmio Expocom na categoria jornal laboratório
A vice-diretora científica da ABEJ Fernanda Vasques Ferreira recebeu o prêmio Expocom/Intercom na categoria jornal laboratório. Trata-se da mais importante premiação de graduação em Comunicação do Brasil, realizada durante o Congresso da Intercom, em Balneário Camboriú/SC, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024. Fernanda é professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), da Universidade de Brasília e orientou os trabalhos. O premiado Jornal Campus é o jornal-laboratório mais longevo do país. As duas edições premiadas foram produzidas em 2023. A produção incorpora práticas de redação colaborativa e experiência de acessibilidade, serviços e produção de conteúdo para o Instagram.
“Criamos em 2023 o Instagram para produzir, distribuir e circular conteúdos do jornal. O jornal não tinha, até então, nenhuma rede digital. Fizemos audiodescrição em uma das edições para pessoas cegas ou com baixa visão e disponibilizamos no Spotify, feita por estudantes, com voz e interpretação humanas. Incluímos a função de editor de serviços (a ideia de pautas que contemplem verdadeiramente e ajudem as audiências)”, explica ela.
A estudante Alice Groth, editora-chefe de uma das edições, disse que o curso foi muito importante, pois deu base para tudo que foi realizado. “O mais importante é a liberdade que a disciplina e a professora deram pra gente. Foi uma escola, um aprendizado muito grande”.
Confira as edições vencedoras:
Respostas