por Da Redação
A conferência de abertura do 9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo será realizada pelo professor da UFSC, Dr. Eduardo Meditsch e terá como tema “Novas tendências no ensino de jornalismo”. O professor Meditsch é pesquisador da área de jornalismo e há muitos anos realiza pesquisa sobre o ensino de jornalismo no Brasil. Assumiu recentemente a coordenação do Curso de Jornalismo da UFSC, membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor e diretor científico até novembro de 2005. Segundo Meditsch, falar em novas tendências obriga a refletir sobre a situação atual em “que as ‘velhas’ tendências continuam dominando”. Destacou ainda que essa situação “leva a profissão e o seu ensino a uma séria crise ao se depararem com uma nova sociedade do conhecimento”.
Ao comentar o tema da palestra, o professor Meditsch denominou as “velhas tendências” de “o horror econômico”, “a crítica diletante” e “a miopia tecnicista”. Segundo Meditsch “com estas três velhas tendências dominando os cursos, o barco perde o rumo quando açoitado pelo vendaval tecnológico”. Destacou que “o jornalismo e o seu ensino estão à deriva, e para reencontrar o seu norte, na nova sociedade do conhecimento, é preciso que superem estas velhas tendências”.
O professor Meditsch destaca “que só o reencontro com os valores mais profundos da profissão permitirá que esta sobreviva no novo contexto, e que as escolas de jornalismo são o local privilegiado para este reencontro”.
A conferência de abertura do 9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo acontece dia 28 de abril, às 20h30.
Mais informações na internet, nos seguintes endereços: www.fnpj.org.br e www.ffc.br/9forum.html.