ABEJ lança campanha de associação para 2025 com foco na valorização do jornalismo

Ação lembra os 20 anos da entidade e visa garantir sustentação financeira e apoio

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) lança a  campanha para pagamento de anuidades de  2025. Com o tema “Agora só falta você”, a ação busca fortalecer a entidade e incentivar a participação nos eventos do próximo ano. A campanha também marca os 20 anos da ABEJ. 

A adesão é individual para professores de jornalismo e representa a principal receita da ABEJ. Os recursos são destinados para o custeio e ações promovidas durante o ano. Os pagamentos antecipados garantem desconto:

Valores da anuidade:

  • Até 31 de março: R$ 220,00
  • A partir de 1º de abril: R$ 250,00

De acordo com a presidenta Marluce Zacariotti, a campanha é fundamental para as lutas travadas pela ABEJ. “Em um contexto desafiador para o ensino de jornalismo, marcado pela redução na procura por cursos da área, concorrência com outros segmentos e difusão de desinformação, a ABEJ convida os professores a se unirem em defesa da formação superior qualificada, das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e do reconhecimento do diploma como símbolo de qualidade e ética na profissão”, diz.

A campanha será divulgada em diferentes canais digitais, como e-mails, redes sociais e grupos de WhatsApp, garantindo que todos os professores de jornalismo tenham acesso à iniciativa.

Histórico

Fundada em 24 de abril de 2004, durante a Plenária do VII Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), em Florianópolis, a iniciativa marcou a luta pelo reconhecimento da especificidade do Jornalismo. De lá para cá, foram realizados vários encontros nacionais e regionais visando a qualidade da formação superior em Jornalismo. Várias personalidades fizeram parte da diretoria. Dentre as principais conquistas dos debates travados nas atividades do então FNPJ está a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo, em 2013, que reconheceu a distinção da área no campo teórico, ético e prático em relação à Comunicação. 

O novo nome  (ABEJ), adotado em 2016, possibilitou avanços importantes para a entidade, como a captação de recursos em editais para promoção de eventos. Também é uma marca da associação a gestão da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), periódico científico temático que reúne experiências importantes para a atuação de professores e estudantes de jornalismo no Brasil.

*Supervisão Guilherme Carvalho

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